Campanha Setembro Amarelo é destaque no "Saúde e Fé" da TV Aparecida
Setembro é o mês de prevenção ao suicídio. Assim, o "Saúde e Fé" vai tratar desse assunto tão importante neste sábado (14/9), às 16h. O apresentador Frei Rinaldo Stecanela vai receber uma psicóloga para dar algumas orientações no programa da TV Aparecida.
A convidada é Fernanda Zanin, mestre em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais pela Universidade de Taubaté (UNITAU). Ela possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Salesiano São Paulo (2000) e graduação em Administração pelo Centro Universitário Salesiano São Paulo (2008).
A conversa vai abordar tópicos como a forma que a depressão é tratada pelos profissionais de saúde, qual a importância do Setembro Amarelo e de cuidar da sua saúde mental, e quais os outros transtornos psicológicos que devemos ficar de olho e procurar tratamento. O programa ainda vai discutir as medidas de saúde pública para prevenção ao suicídio e a importância do Disque Ajuda do Centro de Valorização da Vida, que atende pelo número 188.
O Setembro Amarelo é organizado desde 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM). O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Atualmente é a maior campanha anti estigma do mundo.
A produção ainda ressalta que o suicídio é um importante problema de saúde pública, com impactos na sociedade como um todo. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), todos os anos, mais pessoas morrem como resultado de suicídio do que por malária ou câncer de mama, guerras e homicídios.
"Saúde e Fé", sábado, às 16h